Utilizado em diversos setores da indústria, a tecnologia de RFID promove benefícios na otimização e precisão das operações. A aplicação na área da saúde não é diferente, as soluções favorecem diversas tarefas com eficiência e agilidade.
RFID é a sigla para Radio Frequency Identification (em português, sigla para Identificação por Radiofrequência), uma tecnologia que transmite dados por meio de ondas de rádio.
Utilizando um sensor, por meio de uma tag, podendo ser usadas em etiquetas inteligentes, crachás, pulseiras, entre outras, permitindo identificar um item/ativo com maior precisão.
Confira a seguir como o RFID e a aplicação na área da saúde pode trazer benefícios para o setor . Boa leitura!
Como o RFID é aplicado na área de saúde
As soluções tecnológicas para o setor da saúde, possibilitam melhorias nos processos para simplificar o atendimento com fluxos de trabalhos aprimorados e redução de erros.
Com o RFID, é possível viabilizar controles mais eficientes na área da saúde, sendo capaz de identificar ativos de forma automática, por exemplo.
Contudo, o RFID pode ser utilizado para monitorar a entrada e saída de insumos, contribuindo para o controle de estoque, ajudando a fazer as reposições com maior eficácia e evitando gastos extras com compras realizadas de última hora.
Também pode ser uma forma de promover maior segurança, ajudando a identificar as amostras de exame, controle de ciclo de vida dos ativos, facilitando os processos e evitando falhas quando esse controle é feito manualmente.
Como as tecnologias de RFID ajudam a melhorar processos na saúde
Algumas questões práticas em que o RFID ajuda na melhoria dos processos de saúde são:
- Minimizar erros de leitura manual, indicando a utilização dos insumos corretos;
- Identificação do paciente por meio de pulseira com RFID;
- Identificação dos itens presentes no inventário da farmácia, clínica ou hospital;
- Cadastro das informações dos medicamentos do paciente, prevenindo erros na administração;
- Controle da entrada, movimentação e aplicação dos medicamentos, realização de controle sistêmico das ações relacionadas de forma controlada e em tempo real.
Vantagens no uso do RFID na área de saúde
O uso da tecnologia na área de saúde pode trazer benefícios consideráveis para hospitais, farmácias ou clínicas médicas. Algumas das principais vantagens que podemos identificar em seu uso são:
- Melhor dimensionamento de equipes
- Redução nos tempos de atendimento
- Controle de acesso automático
- Localização em tempo real
- Controle de inventário
Vimos que a adesão de tecnologias como o RFID na área da saúde ajuda a proteger o seu negócio de problemas de controle e proporciona maior agilidade no dia a dia.
A Spencer Tecnologia atua há 30 anos no mercado de automação industrial e conta com portfólio completo de soluções de RFID. Fale conosco e saiba mais!