LOGÍSTICA 4.0: TECNOLOGIAS E BENEFÍCIOS

Logística 4.0

Com as constantes evoluções tecnológicas, diversos setores estão em um processo contínuo de transformação. Na Logística 4.0, a aplicação de novas tecnologias em toda a cadeia de suprimentos, proporciona melhorias relevantes na otimização dos processos e aumento da produtividade.

A utilização de soluções robustas e tecnológicas na cadeia produtiva, promove a melhoria na eficiência dos processos, além da tomada de decisões entre empresa e clientes.

Confira a seguir um pouco mais como a implementação de tecnologias pode contribuir para maior eficiência nas operações.  

O QUE É A LOGÍSTICA 4.0?

A Logística 4.0 é um conceito que está alinhado com o da Indústria 4.0 – termo para a Quarta Revolução Industrial, que representa uma fase mais tecnológica do processo de produção. Essa etapa é caracterizada pela introdução de processos digitais e de automação, que permitem uma maior agilidade nos processos, ações voltadas para obtenção de dados e maior controle sobre os processos internos.

Algumas das principais características da Logística 4.0 são:

  • Digitalização dos processos
  • Maior autonomia para os processos por meio de automação;
  • Tomadas de decisões realizadas com apoio de dados;
  • Possibilidade de realizar operações em tempo real, com monitoramento constante;
  • Adoção da Internet das Coisas, Inteligência Artificial, sensores e outras tecnologias importantes no processo.

COMO AS TECNOLOGIAS PODEM MELHORAR OS PROCESSOS?

Como você viu, na Logística 4.0, as tecnologias desempenham um papel central nos processos. Mas, como elas ajudam a potencializar resultados? Confira a seguir alguns exemplos:

  • Uso de sensores nos veículos logísticos, permitindo identificar a velocidade média, abertura e fechamento das portas em locais não autorizados, entre outros aspectos, o que ajuda no controle das questões de segurança;
  • Coletores de dados nas etapas de inbound e outbound de itens dos armazéns logísticos;
  • Uso de RFID em portais e leitores para controle e localização dos itens, tanto nos armazéns quanto no deslocamento;
  • Adoção de soluções de visão computacional que permitam agilizar processos logísticos, bem como automatizar a entrada e saídas de itens;
  • Uso de robôs para deslocamento de mercadorias nos centros de distribuição.

VANTAGENS DA LOGÍSTICA 4.0

Com o avanço acelerado das tecnologias de automação, a adoção da Logística 4.0 tende a proporcionar diversos benefícios, viabilizando maior eficiência nas transações de e-commerce, aumentando a satisfação dos clientes quanto nas operações para os setores logísticos, armazéns e distribuição.

  • Digitalização de processos;
  • Redução de eventuais erros que possam aparecer no dia a dia;
  • Aumento da capacidade de operações e das entregas;
  • Maior assertividade nos processos;
  • Melhoria do nível de serviço;
  • Entregas realizadas com maior qualidade;
  • Melhor experiência do cliente;
  • Melhor custo-benefício, entre outros.

Ao longo deste artigo mostramos um pouco sobre o conceito da Logística 4.0 e seus benefícios. As tecnologias possuem um papel central na melhoria das operações em toda a cadeia de suprimentos, e a escolha das melhores opções ajudam a proporcionar benefícios que apoiam cada vez mais na otimização dos processos.

A Spencer Tecnologia conta com ampla linha de soluções de automação, capazes de promover benefícios como, redução de custos, maior assertividade e aumento da produtividade nas operações logística.

Conte conosco para modernizar as operações dos armazéns e centros de distribuição da sua empresa!

RFID aplicação na área da saúde

RFID: aplicação na área da saúde

Utilizado em diversos setores da indústria, a tecnologia de RFID promove benefícios na otimização e precisão das operações. A aplicação na área da saúde não é diferente, as soluções favorecem diversas tarefas com eficiência e agilidade. RFID é a sigla para Radio Frequency Identification (em português, sigla para Identificação por

Continue lendo
Logística 4.0

LOGÍSTICA 4.0: TECNOLOGIAS E BENEFÍCIOS

Com as constantes evoluções tecnológicas, diversos setores estão em um processo contínuo de transformação. Na Logística 4.0, a aplicação de novas tecnologias em toda a cadeia de suprimentos, proporciona melhorias relevantes na otimização dos processos e aumento da produtividade. A utilização de soluções robustas e tecnológicas na cadeia produtiva, promove

Continue lendo
Automação portuária

AUTOMAÇÃO PORTUÁRIA: MOBILIDADE E CONECTIVIDADE NAS OPERAÇÕES

O setor portuário é um ambiente com grande movimentação de cargas, integrando empresas e instituições responsáveis pelo transporte de cargas marítimas por meio dos portos. A constante realização de atividades envolve o deslocamento de cargas pesadas devido ao alto número de containers nas diversas docas. Isso ocorre durante as chegadas

Continue lendo
Abrir bate-papo
Olá! A SPENCER Tecnologia fornece soluções inovadoras de coleta, processamento e comunicação de dados para força de trabalho móvel, dispondo de extenso portfólio de produtos e serviços.
Como podemos ajudá-lo?