O que é rede wireless?
A redes sem fio, também conhecidas pelo termo em inglês wireless, permitem a comunicação e transmissão de dados sem a necessidade do uso de cabos. Uma rede wireless robusta, pode conectar diversos dispositivos através de sinais de comunicação.
Muito usada em ambientes industriais, as redes wireless robustas atendem diversos tipos de necessidades, com alcance de curta e longa distância, otimizando a conectividade e tornando os processos mais ágeis e seguros.
Tipos e características de rede
Para proporcionar um sinal de qualidade ao ambiente corporativo e industrial, é importante entender os obstáculos e a necessidade no negócio para implantação da infraestrutura adequada.
Dividida em quatro tipos, as redes podem ser aplicadas de acordo com a demanda e necessidade da empresa.
WPAN – curtas distâncias
Muito utilizada em ambiente residencial e alguns equipamentos em escritórios (teclado e mouse, por exemplo), o sinal é mais restrito onde o alcance do sinal de rede WPAN necessita de roteador, dispositivo ou ponto de acesso.
WLAN – rede de área local
Uma das redes mais utilizadas em diversos ambientes, proporcionam sinal com alcance considerável mantendo qualidade no sinal. Também conhecida como Wi-Fi, a redes WLAN recebem o sinal da operadora por de cabo e transmitem através do roteador.
WMAN – rede de área metropolitana sem fio
Com alcance muito maior de sinal, a rede WLAN pode propagar o sinal para quilômetros de distância.
WWAN – rede de longa distância
Usada apenas por operadoras de telecomunicação, as redes WWAN não utilizam sinais de radiofrequências comuns das demais redes wireless. O método de transmissão utilizado é o de criptografia 3G UTMS, que entrega uma camada robusta de segurança nos dados que trafegam.
Por que implantar uma rede wireless?
Conectar diversos dispositivos em uma rede e manter a qualidade do sinal é um desafio para diversos ambientes. O alcance do sinal pode variar de acordo com a área da indústria, podendo haver diversos obstáculos que interferem na chegada de um sinal de qualidade até o dispositivo.
Como dito nos parágrafos anteriores, as características das redes podem variar de acordo com o alcance do sinal. No ambiente industrial e empresarial, diversos outros dispositivos auxiliam na distribuição de sinal, com os access points é possível proporcionar rede robusta e segura, além de ampliar a comunicação evitando pontos cegos no espaço.
Outro componente que reforça a segurança da rede industrial são os switches, capazes de conectar e controlar todos os dispositivos da rede em uma mesma unidade de controle, sendo possível melhor distribuir as regras de sinal e conectividade para os access points (AP’s) ativos.
Conectar diversos dispositivos com segurança e qualidade é fundamental para otimizar o tempo e manter as operações sem paradas inesperadas.
Vantagens da rede wireless
No ambiente corporativo e nas indústrias, a dinâmica das atividades e a velocidade na troca de informações é cada vez maior. Implementar uma rede wireless robusta e segura, pode trazer benefícios como:
Mobilidade: ampla cobertura de sinal sem fio
Produtividade: realização de atividades em diversos ambientes
Expansão de sinal: ampliar o alcance do sinal sem a necessidade de fiação
Segurança: recursos robustos de proteção na transferência de dados
Custo benefício: eliminam ou reduzem os custos com cabeamento
A SPENCER oferece soluções wireless robusta e segura, capazes de proporcionar alta capacidade de desempenho através da rede sem fio, sendo flexível e ágil para conectar diversos dispositivos com confiabilidade.