A exigência por operações cada vez mais eficientes, alta produtividade, redução de custos e tecnologias efetivas nos processos, são alguns dos principais desafios de 2026.
Por isso, estruturar as operações com tecnologias adequadas pode ser um fator decisório para a lucratividade dos negócios.
Evitar falhas nos processos e consequentemente atrasos nas operações, perdas e retrabalhos, são pontos de extrema importância para não comprometer o desempenho das empresas.
OPERAÇÕES MAIS EFICIENTES COM TECNOLOGIAS ADEQUADAS
Para garantir que a produtividade seja eficiente, é essencial que todas as etapas operacionais estejam conectadas. Nesse contexto, o uso de coletores de dados atua de forma precisa em etapas como inventário, conferência e movimentação de ativos proporcionando maior controle e rastreabilidade.
Da mesma forma, os leitores de código de barras fazem leituras de forma eficiente, proporcionando versatilidade e agilidade nas operações.
Por sua vez, as impressoras robustas geram centenas de etiquetas, códigos e identificação operacionais com qualidade de forma contínua. Dessa maneira, a padronização dos processos é mantida mesmo nos ambientes mais adversos, onde poeira, variação de temperatura e alto volume de operação estão presentes.
INFRAESTRUTURA WI-FI ROBUSTA PARA MANTER A CONECTIVIDADE OPERACIONAL
Conectar os dispositivos de automação para que operem de forma contínua, exige uma infraestrutura Wi-Fi robusta capaz propagar sinal de qualidade no ambiente operacional. Sendo assim, é essencial manter a conectividade estável, evitando gargalos operacionais com a falta de sincronização das informações.
Uma rede robusta com sinal mapeado no ambiente industrial, mantém dispositivos como coletores de dados, impressoras, leitores de código de barras e RFID funcionando com maior eficiência e segurança.
TECNOLOGIAS DE AUTOMAÇÃO PARA DIFERENTES SETORES
A aplicação das tecnologias de automação possibilitam maior conectividade e aumento da produtividade em diversos setores. Por exemplo nas operações de campo, onde os equipamentos proporcionam mobilidade com a coleta de dados sendo realizada diretamente no local da atividade.
No varejo, o comportamento dinâmico do segmento exige eficiência e versatilidade em todas as etapas.
Na manufatura, o controle de produção e a rastreabilidade, são fatores que garantem a eficiência na produtividade. Dessa forma, a aplicação de tecnologias de automação passa por todo o processo, desde o inbound, picking, fabricação, armazenamento e outbound.
Já na logística e distribuição, a movimentação de cargas, separação de pedidos e expedição são realizadas com maior precisão e agilidade.
No setor de saúde, a identificação correta de materiais, equipamentos e insumos passa a ser assegurada, contribuindo para a segurança operacional.
TECNOLOGIAS DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL COMO ESTRATÉGIA PARA OS DESAFIOS DE 2026
A busca por resultados eficientes e aumento operacional, são alguns dos desafios operacionais em 2026. Dessa forma, adotar tecnologias adequadas nas operações tornam parte essencial da estratégia de negócio. Esse conjunto de ações, mantém o parque atuando de forma efetiva e prepara o cenário para os desafios operacionais.
A Spencer Tecnologia conta com portfólio completo de soluções, colaborando para que as operações estejam preparadas para atuar de forma segura e eficiente.
Sua empresa tem algum desafio operacional? Conte com a Spencer Tecnologia!




