Diversos setores da economia, incluindo indústrias, logística, varejo e empresas portuárias, buscam a produtividade e a eficiência nas operações. Uma das soluções. Por isso, é essencial contar com as mais variadas ferramentas tecnológicas existentes atualmente, por exemplo, a tecnologia RFID.
O que é RFID?
RFID sigla de Radio Frequency Identification (em português, “identificação por radiofrequência”) consiste na tecnologia de captura de dados digitais codificados em etiquetas RFID ou etiquetas inteligentes. Essa coleta dos dados ocorre por intermédio de um leitor, fixo ou móvel, que utiliza ondas de rádio. Já os códigos de barras devem ser alinhados com um scanner óptico.
A tecnologia RFID, no entanto, oferece várias vantagens sobre os sistemas que usam software de rastreamento de ativos de código de barras. O principal benefício é que os dados da etiqueta RFID podem ser lidos fora da linha de visão. Já os códigos de barras devem ser alinhados com um scanner óptico.
Como funciona?
A solução de identificação por radiofrequência pertence a um grupo de tecnologias conhecidas como Identificação Automática e Captura de Dados (AIDC). Os métodos AIDC são responsáveis por:
- Identificar objetos automaticamente;
- Coletar dados sobre eles;
- Inserir esses dados diretamente em sistemas de computador.
Tudo isso acontece com pouca ou nenhuma intervenção humana, por exemplo, em tags de vestuário onde a leitura é feita através de um operador com leitor ou até mesmo em acessos de catracas ou cancelas de forma automática. Em um nível simples, os sistemas RFID consistem em três componentes: uma etiqueta RFID ou etiqueta inteligente, um leitor RFID e uma antena.
As etiquetas RFID contêm um circuito integrado e uma antena, que são usados para transmitir dados ao leitor RFID (também chamado de interrogador). Então, o leitor converte as ondas de rádio em uma forma de dados mais utilizável.
Em seguida, as informações coletadas das tags são transferidas por meio de uma interface de comunicação para um sistema de computador host. Nesse sistema os dados podem ser armazenados em um banco de dados e analisados posteriormente.
Aplicações
A tecnologia de identificação por radiofrequência que emprega o leitor é muito utilizado em muitos setores para executar tarefas como:
- Gerenciamento de estoque
- Rastreamento de ativos
- Rastreamento de pessoal
- Controle de acesso a áreas restritas
- Crachá de identificação
- Gerenciamento da cadeia de suprimentos
- Prevenção de falsificação (por exemplo, na indústria farmacêutica)
Quais os benefícios?
O uso de etiquetas inteligentes e leitor de RFID promove vantagens específicas para cada segmento. No setor de logística, por exemplo, o RFID contribui em tarefas como:
- Rastreamento e gerenciamento de produtos e ativos na cadeia de suprimentos;
- Melhorias no rastreamento do produto por meio da integração do WMS;
- Ajuda no planejamento de rotas e no manuseio de mercadorias em todos os locais da cadeia de suprimentos;
- Maior rapidez na contagem de estoque: as etiquetas e leitores RFID aceleram a contagem e a reconciliação do estoque com facilidade e precisão;
- Permite automatizar o recebimento, armazenamento e distribuição de produtos.
Precisando automatizar sua coleta de dados? Fale com a Spencer!
Com quase 30 anos de atuação no setor de tecnologia, a Spencer fornece soluções eficientes e confiáveis de coleta, processamento e comunicação de dados.