1win

RASTREABILIDADE NO AGRO: EFICIÊNCIA NA CADEIA PRODUTIVA


A rastreabilidade no agro é uma base fundamental, portanto, proporciona mais segurança, qualidade e produtividade em toda a cadeia produtiva. Aplicar soluções robustas fortalece os processos primários e secundários do agronegócio e, além disso, garante vantagem competitiva.

RASTREABILIDADE NO AGRO NA PRODUÇÃO PRIMÁRIA

Desde o plantio, manejo, colheita, transporte e primeiro estágio de armazenagem, ou seja, a etapa inicial do agro, a rastreabilidade já proporciona papel importante no controle da produtividade:

Registro da origem dos insumos: com as soluções de RFID e código de barras, é possível rastrear lotes com precisão (sementes, fertilizantes e outros), desde o plantio até a colheita.

Monitoramento de temperatura: fiscalizar o ambiente com sensores térmicos, trazendo maior segurança e qualidade nos alimentos.

Confiança dos parceiros e consumidores: a rastreabilidade garante o controle da qualidade dos alimentos, identificando possíveis riscos, além disso, fortalece os padrões de sustentabilidade do mercado.

EFICIÊNCIA NAS ATIVIDADES SECUNDÁRIAS


Na etapa de atividades secundárias do agronegócio, os insumos iniciais entram no estágio de manufatura, ou seja, sendo transformados em produtos. Nesse sentido, diversas outras atividades são colocadas em prática, como recebimento, armazenamento, separação e distribuição.

As soluções de automação favorecem a produção entregando melhorias como:

Visibilidade do estoque: com soluções de RFID, coletores de código de barras, leitores de código de barras e impressoras industriais, é possível localizar produtos com eficiência e assertividade.

Precisão e aumento de produtividade: reduzir tempos de recebimento, ganho significativo no picking e expedição e, além disso, reduzir erros que beneficiam as operações.

Processos adequados nas cadeias de frio: aplicar as tecnologias corretas, como, sensores e coletores de dados aptos para ambientes extremos, evita a perda e paradas na produção por erros na leitura de temperatura.

Integração com ERP: tomada de decisões rápidas com dispositivos móveis confiáveis e integrados e, consequentemente, proporcionando conectividade em tempo real.  

BENEFÍCIOS DO USO DE TECNOLOGIAS DE AUTOMAÇÃO PARA O AGRO

Seja nas atividades primárias ou secundárias do agro, a aplicação de tecnologias robustas de automação traz diversos ganhos nas operações. Assim, confira algumas delas:

Produtividade com precisão

Qualidade e segurança

Adequação a práticas exigidas e cumprimento de normas

Controle de inventário

Controle de embalagens retornáveis

Redução de perdas

Aumento da confiança do consumidor

Vantagem competitiva

CONECTE AS ATIVIDADES DO AGRO COM AS SOLUÇÕES DA SPENCER

Implementar tecnologias de automação no campo resulta em operações mais ágeis e, sobretudo, torna os processos mais eficientes e conectados.

A Spencer Tecnologia, é Premier Solution Partner da Zebra Technologies, entregando soluções completas para o agro. Dessa forma, integramos soluções de ponta a ponta, do diagnóstico à infraestrutura, com suporte especializados e dedicado.